Histórias pra Contar | Rio Grande do Sul, Um Destino Inesquecível

Rio Grande do Sul

Um destino inesquecível

Bento-Gonçalves-CurtiViajar

Durante minhas férias passadas de agosto, sonhava com uma viagem para o Rio Grande do Sul. Meu tio, gaúcho da gema e atualmente paulistano, me convidou para conhecer a sua terra natal. Eu, minha mãe e minha prima, resolvemos entrar a bordo do carro e seguir a viagem saindo de São Paulo.

Apesar de muitos quilômetros de estrada, fomos parando e cheguei até a conhecer Florianópolis. Uma cidade realmente linda, limpa, muitos gringos e praias maravilhosas. Após uma visita rápida, continuamos seguindo a viagem para o Sul. Depois de muitas paradas, idas ao banheiro e minha mãe reclamando um pouco da distância, finalmente chegamos. Paramos em Esteio, município do estado do Rio Grande do Sul para uma visita à casa de parentes do meu tio.

Nossa rota de passeios começou no dia seguinte, o destino? Bento Gonçalves, a capital brasileira do vinho. Como uma amante de vinhos e colecionadora de rolhas, não podia deixar de visitar essa bela cidade. Nossa aventura começou no Trem Maria Fumaça, onde podemos apreciar vinhos durante o passeio e assistir uma apresentação de teatro e danças típicas enquanto o trem seguia o embalo, passando por lugares lindos, vistas cinematográficas, um espetáculo de lugar. Após a viagem de trem, aproveitamos para conhecer a Fábrica Tramontina, famosa pela sua produção de panelas e diversos utensílios para cozinha. Um passeio imperdível.

Saímos da fábrica em direção ao vale dos vinhedos. Um local fantástico, onde pude conhecer diversas vinícolas, além de todo o processo de produção dos vinhos, assim como a maneira de degustar a poesia engarrafada. No horário do almoço, saboreamos uma deliciosa comida caseira gaúcha, direto do fogão a lenha, acompanhada de um vinho com paladar leve, equilibrado e fácil de beber.

Passamos praticamente passeando em quase todas as vinícolas, o clima frio e gostoso também ajudou muito. Já era fim de tarde e decidimos ficar uma noite numa pousada para no dia seguinte, seguirmos nossa rota para Gramado, cidade charmosa da Serra Gaúcha. Tomamos nosso café da manhã reforçado e seguimos a estrada.

Minha primeira impressão ao chegar em Gramado, foi que parecia se tratar de uma cidade cenográfica, de tão perfeita e bonita. Cheia de flores, de todos os tipos e todas as cores, Gramado é realmente um lugar mágico. No meio dessa magia, conhecemos o Parque Mini Mundo, uma cidade com réplicas em miniatura de castelos europeus, estação ferroviária, trens, aviões, habitantes, construções e muito mais nesse espaço impressionante.

Depois de observarmos todas as incríveis miniaturas, seguimos para conhecer o Harley Motor Show e o Dreamland Museu de Cera. Para os apaixonados por duas rodas, o Harley Motor Show é um museu com exibição de motos raras, além de contar com um bar temático e decoração inspiradora com temas de estrada e rock. Vale muito a pena visitar. O museu de cera também é surpreendente. Pude conferir de perto estátuas de cera da Amy Winehouse, Madonna, Ayrton Senna, Elton John, Paul McCartney, Johnny Depp e diversas personalidades, sem falar do meu ídolo favorito Elvis Presley, que foi uma tremenda emoção ao ver sua estátua, não queria mais sair do lugar.

Depois de horas incríveis no museu de cera, tomamos um delicioso café colonial e partimos para andar mais pela cidade de Gramado. Visitamos fábricas de chocolates, lojas de artesanato e também passamos em frente ao local onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado. No centro da cidade, passeamos na tradicional Rua Coberta, considerada um dos pontos turísticos mais visitados de Gramado. Uma rua diferente, com telhado de vidro e 100 metros de comprimento. Local composto por lojas, restaurantes, cafés, bistrôs e livraria. Espaço aconchegante que você deve conhecer!

Saímos de Gramado e retornamos para Esteio. De lá, seguimos para Porto Alegre e embarcamos em um ônibus de turismo, passando pelos principais pontos importantes da cidade, inclusive na escola que a cantora Elis Regina estudou. Logo depois do passeio, descemos no centro de Porto Alegre e fomos curtir o Mercado Público, com uma variedade de produtos caseiros, restaurantes e bares tradicionais, além das opções em artesanato e lembrancinhas. Outro lugar bacana para visitar, é o museu de arte. Com a sua arquitetura maravilhosa, o museu sempre oferece exposições e um grande acervo de pinturas aos visitantes. Arte bonita de se ver!

Nossos dias de viagem já estavam chegando ao fim, retornamos para São Paulo e de lá, peguei o avião para voltar a minha cidade capixaba, Vitória. Foi um passeio incrível, Rio Grande do Sul é um destino inesquecível!

Essa é mais uma história de viagem contada por @CamilaYungTay
Gostou? Tem histórias boas pra contar também? Então mande pra gente em curtiviajar@mail.com